PSICOGAB

Gabinete de Psicologia Dra. Maria João Pecegueiro

"Terapia é o meio que permite controlar a depressão, a ansiedade e o pânico e retomar o viver"

A Psicóloga

Imagine-se num ambiente desconhecido, confuso, desorientador e vai entrar nele pela primeira vez ou até que entra nele todos os dias, sentindo o desconforto constante desta situação. A psicóloga é a pessoa que irá acender a luz ou abrir uma janela que permita entrar alguma claridade. Com essa claridade poderá ver o que tem na sala e decidir o que quer fazer com espaço, onde se quer sentar, se quer mudar algo de lugar, se vai trocar a mobila ou a cor das paredes. Algumas pessoas acreditam que as funções de uma Psicóloga são dizer o que os pacientes devem fazer com a sua vida, sendo esse um dos motivos que as levam a não procurar ajuda. A Psicóloga faz Psicoterapia em trabalho de equipa com o seu paciente, quando este assim o quer e no ritmo que este a quer.

A Psicoterapia

A palavra PSICOTERAPIA vem de therapia – que significa tratar, cuidar, servir, honrar, assistir, e psic.(o) refere-se à mente, portanto, a psicoterapia é um processo de procura do auto-conhecimento, de desenvolvimento pessoal e principalmente de ajuda. Mas cuidado, a Psicoterapia não é magia, e a psicóloga não tem uma varinha de condão que alivia e resolve todos os seus males e dificuldades do paciente. O herói da história não é a Psicóloga mas sim o paciente pois este é que a escreve. Em suma, a Psicóloga orienta e clarifica a forma individual de compreender o mundo, pois é uma profissional treinada e habilitada pela sua visão humanista, pelos estudos universitários, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e pela Entidade Reguladora da Saúde. Só assim o paciente conseguirá encontrar-se no difícil processo de auto-conhecimento.

O Psicogab ®

O Psicogab - Gabinete de Psicologia Drª. Maria João Pecegueiro possui um espaço sede e outros espaços integrados em várias unidades clínicas e hospitalares na cidade do Porto.

O seu ambiente foi pensado para oferecer conforto e sensação de acolhimento por aqueles que buscam atendimento e conforto psicológico​ desde a entrada da clínica até o sofá de atendimento. Este espaço, além da definição comum de "consultório de psicologia", é um lugar onde se procura alcançar a singularidade e o poder criativo único de cada pessoa que o visita.

No gabinete essa sensação é transmitida pela própria simplicidade do espaço, neutralidade da luz natural, móveis e sua disposição. Cada detalhe tem um pouco da personalidade da psicóloga, mas também vai ao encontro dos pacientes que passam por ali. A intenção é que ao frequentar um espaço longe do "lugar comum", possamos ousar ser quem verdadeiramente somos. ​Clique, veja as fotos e sinta como cada detalhe está planeado e pensando no seu bem-estar.

O Psicogab atua legitimamente certificado para o efeito de serviços de psicologia, estando os seus profissionais devidamente inscritos na Ordem dos Psicólogos e na Entidade Reguladora da Saúde.